Marketing em Eventos
- paulanobretreiname
- 25 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de set. de 2020
Definir um bom plano estratégico de Marketing para o evento é um dos indicadores que irá garantir o sucesso de todo o seu planejamento. Se os objetivos não estiverem bem definidos desde o momento da idealização, a consequência final não será das melhores. Portanto, é necessário investir em um plano de qualidade.

Seja qual for o seu evento, em qualquer área, sempre há um objetivo comum entre todos eles: gerar público. Para começar uma boa estratégia, basta responder algumas perguntas: quais serão os canais on e off utilizados? Quem é a minha persona? Quais serão os pontos de venda? As estratégias de divulgação e vendas estão estritamente ligadas com os questionamentos respondidos para elaborar um bom plano de Marketing de eventos. Desta maneira, é possível:
· Segmentar corretamente o público, podendo gerar maior venda de ingressos;
· Selecionar os canais ideais de divulgação de acordo com a persona;
· Desenvolver planos de divulgação seja em mídia paga ou orgânica;
· Economizar, pois estratégias específicas são mais objetivas e geram menor desperdício de dinheiro;
· Prevenção de possíveis riscos e crises.
Para executar um bom plano de Marketing, divida-o em etapas:
· Planejamento e predefinições
Saiba exatamente qual o tema e o público-alvo do seu evento. É aconselhável o uso das personas, por retratar ações mais detalhadas e reais. A partir da definição do público e questões logísticas, como: data, local, capacidade e horário, é possível traçar os principais objetivos para conquistar os KPI’s ideais – Key Performance Indicator – Indicador-Chave de Desempenho do seu planejamento. Os pontos a seguir também precisam estar bem definidos: plano inicial dos palestrantes, o que poderia impedir o público de comparecer ao local, quais os empecilhos para a realização do evento e questões financeiras.
· Divulgação
Depois de finalizar o planejamento, está na hora de pensar na divulgação. Levante as seguintes considerações: onde o seu público está nas redes sociais, o que ele consome, quais os meios offline utiliza para se manter informado e quais seus interesses. Na sequência, é o momento de consolidar parcerias, desenvolver campanhas e ações de venda.
Você também precisa trabalhar a divulgação no pós-evento. Entenda que os participantes criam expectativas para uma possível nova edição e, muito provavelmente, estarão esperando os resultados dessa ação. Faça uma cobertura e invista na divulgação através de Estratégias de Marketing Digital, como Social Media, Marketing de Conteúdo e mídias on e off. Elas são responsáveis por mostrar o sucesso de um evento.
É valido fazer uma análise em grupos de Facebook e disparar formulários através de campanhas e e-mails para verificar o feedback dos participantes. Assim, em uma nova edição, você terá experiências ainda melhores a oferecer.
Confira algumas formas de divulgação do seu evento que você pode aderir:
· E-mail marketing – tenha uma base consolidada e aproveite esse recurso! Crie conteúdo relevante e atrativo sobre o seu evento e passe uma sensação de imediatismo, como se o participante não pudesse perder a chance de vivenciar a experiência que irá chegar;
· Marketing de Influência – aposte no Marketing de Influência que tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Envie uma cortesia relacionada ao evento para algum influenciador, isso pode fazer com que ele divulgue por interesse próprio, ou faça uma parceria paga;
· Mídia paga – não esqueça de trabalhar com ferramentas pagas, como: Google Ads e Facebook/Instagram Business – são ferramentas riquíssimas para aumentar o alcance e o engajamento com o público;
· Cupons e descontos promocionais – é uma excelente opção para atrair público! É possível fazer parceria com empresas e oferecer descontos progressivos conforme o número de inscritos. Uma outra alternativa seria oferecer códigos compartilhados, onde ao comprar dois ou mais ingressos, cada uma pessoa ganha 5% de desconto;
· Vídeos e transmissões – use e abuse desses recursos. Gere conteúdos de qualidade e que criem expectativa no público. Por meio de vídeos e/ou transmissões, é possível interagir com o público e dar um pitaco do que haverá no dia do evento;
· Mídia tradicional – as estratégias online conquistaram espaço nos últimos anos, mas é claro que não podemos deixar de fora a mídia tradicional, que, muitas vezes, atinge um público diversificado. Verifique se a sua persona consome rádio, jornal impresso ou televisão. Observe os valores de custo e veja qual se adapta melhor ao evento que você irá promover.
Na produção do seu evento, você imaginou o quanto o Marketing pode ser decisivo no resultado final? Compartilhe sua experiência conosco!
Comentários