A história dos Eventos
- paulanobretreiname
- 25 de ago. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2020
Se você decidiu fazer parte do mercado de eventos, parabéns! Esse é um mercado multimilionário, que está em constante mudança, inovação e expansão. Para ter uma ideia, segundo o estudo realizado pela Associação Brasileira de Empresas e Eventos (ABEOC), divulgado no fim de 2019, a indústria de eventos fatura R$ 209,2 bilhões no Brasil, representando 4,3% do PIB do país e gerando 1 milhão e 893 mil empregos.
Mas para entendermos um pouco do da evolução dos eventos no decorrer dos anos, é preciso falar de história primeiramente. Você já parou para se perguntar qual foi o primeiro evento e como ele foi realizado?
Os registros históricos apontam que o primeiro evento aconteceu em 776 a.C. - uma Olimpíada em honra de Zeus, em Olímpia, na Grécia, de caráter religioso e realizado de quatro em quatro anos. A repercussão era tanta que até mesmo os combates bélicos da época eram suspensos. A partir de então, as competições esportivas foram acontecendo periodicamente, como os Jogos Píticos, realizados em Delfos em homenagem a Apolo e os jogos Ístmicos realizados em Corinto em honra a Poseidon. Estes eventos criaram o ciclo de festas helênicas e foram de extrema importância para a construção deste tipo de comunicação ao longo da história.

Foto: tronsmone.blogspot.com
Os romanos também usaram um calendário de festividades comemorativas por volta do ano 70 a.C. em Pompéia, onde havia um grande anfiteatro destinado a exibições incomuns chamados de circenses. Isso aconteceu durante o ápice das conquistas militares e prosperidade econômica. A história também registra relatos de surgimento do Circo Máximo de Roma, que foi destruído por um incêndio. Somente depois de 40 anos, o imperador Júlio César o reconstruiu, tornando-o um gigante monumento de três andares com espaço para 87 mil espectadores, conhecido até os dias de hoje como o Coliseu.
FESTAS SANTUÁRIAS
Também fazendo parte da história dos eventos, as Festas Santuárias, semelhantes ao Carnaval, surgiram na Antiguidade em 500 a.C., marcando representações de anseios, esperanças e folclores das regiões.
CONGRESSO
Os registros históricos apontam que o primeiro evento de caráter informativo ocorreu em 377 a.C. em Corinto denominado de Congresso, mesmo apresentando características de uma Assembleia. Em 56 a.C. tivemos o último evento da Antiguidade: a Conferência de Luca, também com características de Assembleia.
IDADE MÉDIA
Com todos os registros de eventos no passado, é notório o quanto a Antiguidade contribuiu para o desenvolvimento dos eventos que conhecemos hoje, já que foi preciso trabalhar a organização, infraestrutura, hospitalidade, logística e segurança.
Na Idade Média dois tipos eram realizados com frequência: os religiosos, como concílios e representações teatrais, e os comerciais, como as feiras. Ambos eram basicamente constituídos por membros do clero. O objetivo principal das feiras era a exposição de produtos cultivados e manufaturados pelos expositores, visando a conquista dos clientes. De acordo com registros históricos, a feira mais antiga aconteceu na França em 427, que teve seu apogeu até o reinado de Felipe IV. Em 1628, a Alemanha lançou a feira de Leipzing, famosa até os dias de hoje.
O declínio da Idade Média proporcionou segurança nas estradas, fator que motivou ainda mais grandes viagens e o surgimento das hospedagens, além de melhorias na segurança e nos meios de transporte. Tudo isso, em paralelo à Revolução Industrial, contribuiu com o desenvolvimento de eventos sociais e científicos.
Como um marco importante para a história dos eventos, o primeiro congresso científico foi registrado na área de Medicina em Roma, no ano de 1681. Também vale destacar o congresso de Viena, em 1815, voltado para eventos técnicos.
É perceptível o quanto os avanços do século XX foram fatores que impulsionaram ainda mais o desenvolvimento de eventos, tornando-os como uma fonte importante econômica e social. Vale lembrar que os macro ou megaeventos começaram a se sobressair cada vez mais e os que mais chamam atenção atualmente são as Olimpíadas e a Copa do Mundo, evento este último que envolve política, economia e vários aspectos sociais.
EVENTOS NO BRASIL
O primeiro Baile de Carnaval realizado no ano de 1840 no Brasil, entrou para a história do país. Ele marcou o pontapé inicial dos bailes carnavalescos que existem até os dias atuais. O país passou a adquirir experiência em eventos científicos e técnicos ao participar de grandes feiras internacionais, como a Exposição Universal da Antuérpia em 1886, a Exposição Universal de Paris em 1889 e a Exposição Universal Colômbia-Chicago em 1893.
A Exposição Nacional foi a primeira feira realizada no Brasil, seguindo os modelos de hoje. Um grande acontecimento histórico para o registro de eventos no país foi a realização da Exposição Internacional do Centenário da Independência, no Rio de Janeiro, tornando-se o estado percursor dos eventos brasileiros.
Os hotéis passaram a elaborar eventos na década de 20 e trouxeram mudanças positivas para o cenário. Locais como Copacabana Palace (RJ), Parque Balneário e Atlântico Hotel (SP), Quitandinha Hotel (RG) e Grande Hotel Araxá (MG) foram importantes para o desenvolvimento de eventos. Foi a partir da década de 60 com a criação da Alcântara Machado Feiras e Promoções que o advento do turismo, negócios e eventos, como produto de comunicação direta, passou a ser reconhecido no Brasil e, no ano de 1977, surge a Associação Brasileira das Empresas de Eventos.
Comentários