Cerimonial e Protocolo em Eventos
- paulanobretreiname
- 25 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de set. de 2020
Cerimonial é um conjunto de etiquetas que determina os acontecimentos de um evento, ou seja, é a realização e concretização dos atos. Enquanto que, o protocolo é um conjunto de regras que serve para conduzir todo o cerimonial.
Possuir um cerimonialista responsável por apresentar e dirigir um evento é o primeiro requisito para que o cerimonial seja um sucesso. Cabe ao profissional manter o assunto dentro da pauta desejada. A linguagem utilizada por ele é sempre muito importante, pois é ela que se destaca durante o evento.

Existem cerimonialistas que atuam apenas na condução da solenidade. Já outros, exercem uma função nos bastidores do evento, como:
Auxiliam na produção do evento
Elaboram o roteiro
Esboçam todo o protocolo e organizam a ordem de precedência e tratamentos
Orientam as equipes contratadas ligadas à solenidade
Supervisionam as entregas e prestação de serviços de fornecedores contratados
Fazem a vistoria do espaço
Cada evento possui suas regras e normas técnicas a serem seguidas. Elas devem estar claras e serem compreendidas da melhor forma para que a equipe de cerimonial consiga executar com maestria. O objetivo do cerimonial se resume a seguir todo o protocolo dos eventos nos bastidores. Caso seja preciso fazer alguma mudança de última hora, o profissional deve ser rápido e ágil para que a situação seja contornada e evitar imprevistos maiores.
Dentre as várias tarefas executadas pelo cerimonialista, também precisa cumprir com as normas descritas no decreto 70.274, que é recepcionar autoridades e convidados e auxiliar no que convier.
A ordem de disposição das pessoas ou símbolos deve seguir a hierarquia dos presentes. Esse modelo deve ser feito com muito cuidado a fim de preservar a integridade cerimonial e evitar quaisquer tipos de imprevistos entre as autoridades. Para isso, fique atento a alguns critérios de disposição:
A partir do centro – aqui, o critério é colocar a pessoa ou o símbolo de maior nível hierárquico no centro. Isso se aplica quando há um número ímpar de autoridades, com o primeiro da ordem de precedência ocupando o centro, a segunda maior autoridade à direita do centro, a terceira à esquerda e assim alternadamente.
A partir da direita – a pessoa ou símbolo de maior nível hierárquico fica ao lado direito, a segunda à esquerda e a partir daí segue alternando. Isso se aplica quando há um número par de autoridades, por exemplo.
Caso o evento que você está promovendo seja de nível oficial, é preciso conter o pavilhão nacional – o conjunto de bandeiras que representam o evento. A Bandeira Nacional deverá estar posicionada ao centro e, a partir dela, serão colocadas as Bandeiras do Estado e do Município, por ordem de precedência ou por ordem alfabética, a partir da sua direita.
Comentários