Atrações: como capturar a atenção dos participantes
- paulanobretreiname
- 27 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de set. de 2020
Não há estudos científicos que apontam quanto tempo dura a atenção de um ser humano sobre determinada coisa. Fato é que está cada vez mais complicado capturar a atenção diante de tantas tecnologias disponíveis nos dias de hoje.
Em uma apresentação, os participantes são os protagonistas. Por isso, o foco do apresentador deve estar em quem está do lado de lá. Isso representa na prática que os olhos devem a todo instante estarem voltados para a plateia e não nos slides ou em algum outro recurso disponível.

Para angariar a atenção do público, aposte em interação. Peça para as pessoas escreverem algo ou proponha exercícios vez ou outra levando dinamicidade à apresentação. Fazer perguntar também é uma forma de interromper o discurso. Faça intervalos, caso a apresentação seja muito longa, para que os participantes tenham um descanso breve.
Pode parecer desnecessário, mas não trocar de posição também atrapalha a concentração do público. Fique em um ponto determinado e depois mude de lugar!
Expressões faciais, posturas e gestos do orador também contam muito no jeito em que os participantes irão compreender cada informação. Evite braços cruzados, mãos na cintura ou bolsos e pernas muito abertas. Algumas posturas passam mensagem de falta de organização, descuido ou desleixo. O modo de mexer as mãos também não deve interferir a mensagem que está sendo transmitida, deve antes de tudo, reforçá-la. É importante que haja uma conexão com o que está sendo dito. Por fim, a melhor forma de captar a atenção do público é apostar na empatia e neutralidade.
Você conhece algum outro recurso ou técnica que é capaz de prender atenção do público? Se sim, compartilhe conosco!
Comentários