{BAIXE AQUI} Briefing de Evento
- paulanobretreiname
- 30 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Sempre quando um projeto vai ser iniciado, é recomendável montar uma estrutura com todas as informações e instruções essenciais para que os resultados esperados sejam alcançados. No mundo dos eventos, esse ato é denominado como briefing, ele é o principal recurso usado para qualquer proposta de trabalho e reúne todas as informações consideradas relevantes. A partir do documento, é possível criar um roteiro de ações que devem ser executadas na sequência, para que toda a programação aconteça da forma prevista.
Antes de desenhar o briefing, é importante fazer um esboço do que se espera para alcançar como resultado e qual é o caminho para chegar até lá. Um briefing de eventos bem elaborado não precisa ser extenso - deve ser assertivo, para que não haja situações não previstas devido à falta de clareza na comunicação.
Surgimento do briefing
Foi na Segunda Guerra Mundial que se obteve os primeiros registros de um briefing, já que os militares perceberam a necessidade de organizar melhor os ataques e passaram a se reunir para instruir os oficiais. De início, a aviação passou a realizar uma reunião de briefing cerca de 40 minutos antes de levantar voo para traçar os planos de trabalho.
Vantagens em elaborar um briefing
Planejamento: é por meio do briefing que o produtor vai conseguir definir os prazos para cada etapa do evento;
Organização: as pessoas envolvidas no processo conseguem buscar informações sobre suas respectivas áreas, encontrando possíveis “problemas” que não estavam listados no briefing e conseguindo então evitar prejuízos maiores;
Integração: com a elaboração do briefing, a equipe inteira fica inteirada sobre as necessidades do cliente;
Como criar um briefing perfeito
Para ter ainda mais sucesso no projeto que irá trabalhar, é preciso saber como construir um briefing perfeito e com todas as informações necessárias. Atente-se para as dicas:
Pesquise sobre o cliente: veja indicações pela internet, converse com ele, ouça e leia tudo o que for possível. Isso vai te ajudar a focar em perguntas diretas para o seu briefing;
Através do briefing, você irá entender o que o cliente oferece atualmente e o que ele poderá oferecer em um outro cenário. Utilize o briefing para angariar o máximo de informações possíveis além de suas experiências em eventos anteriores;
Meta do cliente, tipos de vendas, processo de vendas online, volume de vendas atual, ticket médio. Informações imprescindíveis na hora de colocar o evento em pratica.
Perguntas essenciais para um bom briefing:
o O quê? – O que é o evento
o Porquê? – Porque você está organizando? Qual seu objetivo?
o Como? – De que forma ele acontecerá? Quais as atrações? Como será feita a divulgação?
o Onde? – Local que irá acontecer
o Quando? – Data e horário previstos para a realização do evento
Comentários