Como fazer seu evento virtual se destacar na multidão?
- paulanobretreiname
- 25 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de set. de 2020
Em razão do cenário de pandemia do novo Coronavírus, o ambiente digital passou a ser cada vez mais usado para diversas finalidades corporativas. Diversas empresas passaram a divulgar massivamente nas redes sociais, vender online em aplicativos e até mesmo fazer eventos virtuais.

Esse formato tem ganhado força em diversos setores, já que representa uma alternativa moderna, de baixo custo e que atinge um público bem maior.
Além disso, otimiza o trabalho dos organizadores e da empresa, que conseguem atingir os mesmos objetivos de um evento presencial, mas de maneira muito mais facilitada.
Para o público, essa alternativa também se mostra muito interessante e prática, por causa da correria do dia a dia, a dificuldade de locomoção e, atualmente, a impossibilidade de realizar eventos com aglomerações, por conta da Covid-19.
Apesar de parecer uma tarefa simples por ser virtual, trata-se de um evento como outro qualquer, que demanda:
Estudo;
Planejamento;
Escolha do tema, dos apresentadores, do formato;
Execução de qualidade; e
Mensuração dos resultados.
Para eventos virtuais, ainda é preciso definir o Marketing Digital pré-evento e a melhor opção de plataforma para transmiti-lo.
Para que seu evento virtual seja um verdadeiro sucesso, separamos algumas dicas:
Cuidado ao definir o seu público-alvo
É impossível produzir qualquer tipo de conteúdo se não tivermos conhecimento sobre para quem estamos nos reportando, certo? Por isso, é fundamental saber quem será o público-alvo do seu evento, mesmo que seja virtual.
Uma forma atual de definir o público é por interesse e não mais por características demográficas. Fazer um evento para pessoas que gostam de calça jeans por exemplo é bem mais eficiente do que trabalhar para homens e mulheres, 18 a 65 anos que moram no Brasil. A capacidade de armazenar e tratar os dados no permite conhecer as preferenciais pessoais.
Planeje-se e defina o objetivo
O primeiro passo do seu planejamento após conhecer o seu público é definir qual o objetivo do evento. É um alinhamento entre o discurso da empresa e o seu público está demandando no momento e o que mais querem ver. Nem sempre o que o seu público quer saber é sobre o seu produto.
Será um evento para esclarecer dúvidas? Um evento para promover um novo produto ou serviço? Um evento para apresentar um tema para debate?
Com isso bem esclarecido no planejamento, fica mais fácil montar um cronograma completo. Assim, você consegue identificar a melhor temática de acordo com o público e montar a estrutura dos equipamentos que agregam valor à experiência de modo geral.
Após isso, a equipe também terá base para montar o conceito, identidade visual e iniciar a divulgação do seu evento nas redes sociais que sua empresa está presente.
Divulgue seu evento
Em meio à uma concorrência acirrada de eventos virtuais acontecendo no mesmo momento, é preciso investir em uma boa divulgação. Ela precisa ser atrativa e explicar, de forma resumida, todos os tópicos que serão abordados no evento, ou seja, tudo o que vão encontrar se participarem. Cite o dia, horário, link para acessar o evento e explique como o público faz para participar.
Aposte nas redes sociais para sua divulgação. No Facebook, por exemplo, além de divulgar o evento na página oficial da empresa, você também pode criar um evento na rede para divulgar as informações. A partir dele, o público pode acompanhar as atualizações e conferir todos os detalhes.
Invista também em anúncios pagos nas redes sociais. Eles vão aumentar o alcance da sua divulgação e atingir o público certo do seu evento. Isso porque anúncios pagos no Facebook, no Instagram e no Google permitem criar campanhas segmentadas e com isso, você tem muito mais chances das pessoas impactadas pelos anúncios se interessarem pelo evento e comprarem os ingressos.
Além disso, existe a possibilidade de criar um site do evento e colocá-lo no ar durante o período de divulgação. Você pode deixar para inserir todas as informações sobre o evento no site e fazer uma divulgação mais simples nas redes sociais, por exemplo.
Você está gostando do nosso conteúdo? Deixe sua opinião ou sugestão!
Comentários