Figital: entenda o que é e como impacta no mercado de eventos do novo mundo
- paulanobretreiname
- 25 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2020
Não é surpresa para ninguém que as inovações tecnológicas trouxeram novas culturas comportamentais, da forma como as pessoas se relacionam entre si e com o mundo.
Modelos antigos deixaram de ser suficientes e foram necessárias novas demandas, que conectassem nosso estilo de vida com os avanços digitais.
Uma matéria da revista Meio e Mensagem atribuiu esse feito à mobilidade digital. Até o início do novo milênio, acreditava-se que o mundo passaria a vida atrás de um computador.
Porém, smartphones e outros gadgets* móveis agregaram as conveniências e facilidades do universo online à mobilidade, resultando na junção entre o real e o virtual.
Chamamos o processo de união entre o online e o off-line de “Figital”, contração das palavras “Físico” e “Digital”. O termo também pode ser conhecido como “Phygital”, por causa do inglês Physical.
Para o mercado de eventos, utilizar as ferramentas que permeiam o conceito significa entregar uma experiência completa ao consumidor, agregando agilidade e interação ao processo de comunicação offline.
Mas, como o Figital influencia no mercado de eventos do mundo atual? Veja, abaixo.
Experiência Figital no mercado de eventos
Atualmente, é impossível ignorar a presença de elementos tecnológicos na execução de eventos. É igualmente vantajoso utilizá-los para agregar valor e atrair benefícios à marca.
A era Figital já está muito presente nos eventos. Sistemas que facilitam estacionar, até convites interativos e cartões de acesso automatizados.

Online e offline trabalham como complementares na missão de intensificar experiências imersivas e interativas para o público.
Para a empresa, as ferramentas agregam valor e são uma oportunidade de coletar detalhes sobre a jornada do cliente. Isso é possível através do uso de pulseiras automatizadas e de beacons, por exemplo. Esses dados podem ser usados para futuras tomadas de decisões estratégicas. Além disso, a marca tem o recurso de enviar comunicações personalizadas ao participante, conforme ele caminha pelos stands do espaço.
Totens e dispositivos de realidade aumentada auxiliam a deixar a experiência ainda mais interativa e inesquecível, e aumentam a lembrança (awareness) da marca.
Vantagens do Figital no mercado de eventos
Algumas vantagens práticas que essas ferramentas trazem para o mercado de eventos são:
Engajar o público pré, durante e pós evento, por meio de mídias sociais, aplicativos e convites interativos;
Iniciar uma comunicação muito antes, em todos os canais para facilitar a tomada de decisão;
Fornecer uma experiência personalizada e interativa ao participante, agregando valor à marca;
Facilitar a comunicação da marca com o participante durante o evento e após;
Auxiliar a coleta de dados importantes sobre o público-alvo, que podem servir nas decisões estratégicas da empresa.
O Figital é um conceito que veio para ficar e vai tomar cada vez mais espaço no mercado de eventos. O que você acha sobre esse conceito? Já teve alguma experiência Figital em eventos? Conte-nos como foi.
*gadgets: dispositivos, aparelhos.
Comentários